segunda-feira, 6 de junho de 2011

FAQ's (retirado do centro de informação do monIT)

O que são as Radiofrequências? São a gama de radiação electromagnética compreendida entre as frequências 3 kHz e 300 GHz. As aplicações principais das radiofrequências centram-se na área das telecomunicações: são exemplos a difusão de rádio e televisão, os sistemas de comunicações de forças militares e de segurança, os sistemas de comunicações móveis e as comunicações por satélite.

É prejudicial ter uma Antena instalada no topo do meu prédio?

As antenas não emitem radiação de igual forma em todas as direcções do espaço, o que significa que o nível de radiação electromagnética não é o mesmo em toda a área circundante à antena. Regra geral, as antenas utilizadas nos sistemas de comunicações móveis emitem pouca radiação para baixo, pelo que os níveis de exposição à radiação electromagnética no edifício de instalação serão reduzidos.

Quem são as entidades responsáveis pela fiscalização dos níveis de emissão de radiação electromagnética em Portugal?

Em Portugal a entidade responsável pela fiscalização dos níveis de emissão de radiação electromagnética é a ICP-ANACOM, que é a autoridade reguladora das telecomunicações e comunicações postais.

O que são as Estações Base?

As estações base não são mais que um conjunto de diversos equipamentos que trocam informação com os terminais móveis (telemóveis). De entre os equipamentos que constituem uma estação base, os mais visíveis são as antenas (apenas uma, ou várias) e o mastro de suporte. É muito importante diferenciar estes dois elementos, uma vez que só as antenas emitem radiação activamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário